Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Um pequeno apontamento de uma análise absolutamente objectiva

por Inês Teotónio Pereira, em 23.02.10

Se os meus filhos tivessem visto ontem a entrevista de Sócrates na televisão, teriam gostado. É verdade. Está claro que eu não os deixei ver o programa - já era tardíssimo - mas acredito que teriam gostado. Que teriam ficado com pena "do" Sócrates e que teriam sido convencidos de tudo o que ele disse, apesar de não perceberem patavina do ele disse. Eles à partida acreditam. Não são preconceituosos, os estupores.  Acham mesmo que tudo o que se diz na televisão é verdade, verdadinha. E se a coisa for dita com convicção, então, além de ser verdade, é justa, é certa e é benéfica.

Ora, os meus filhos são um excelente barómetro para estas coisas da análise política - tal como quase todas as crianças. O que eles "acham" é o que a maioria das pessoas "acha". Eles, tal como os eleitores, não elaboram muito sobre os assuntos: ou acham ou não acham. Ponto. 

Por exemplo, o Marcelo. Desde que têm dois meses - o mais tardar - que os meus filhos ficam vidrados na televisão quando o Marcelo aparece a gesticular, a brincar com o relógio e a puxar o colarinho para frente. Eles deliram com aquilo. Riem, esperneiam, falam, gritam. Enfim, é uma paródia. Eles "acham" que Marcelo é fantástico, apesar de não saberem falar e tenho dúvidas que saibam raciocinar como deve ser naquela tenra idade. Mas isso não interessa nada - dá-lhes essa impressão e isso chega e sobra. Riem-se. E pronto, eis a minha análise.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:50



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog