Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



As três gerações de Saramago

por Inês Teotónio Pereira, em 18.06.10

Há quem recorde o PREC, quem se lembre de Sousa Lara e quem o associe aos exames de Português. Eu, vá lá, não me lembro de nada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:31


4 comentários

De Isabel a 19.06.2010 às 22:09

vá lá, há gente que da vida parece que só leva a mesquinhez. uma pena.

De ramo-grande a 20.06.2010 às 20:12

às vezes dá jeito não ter memória. No caso em apreço não consigo esquecer que é o único Nobel da literatura da língua portuguesa e consigo libertar-me dos condicionalismos ideológicos. A Inês , que apenas conheço dos seus interessantes escritos, lá bem no fundo não deixará de ter um leve estremecimento pelo valor do intelectual português Saramago
Saudações

De Carla a 22.06.2010 às 12:49

Eu recordo as páginas mais emocionantes da Literatura portuguesa. O amor melhor descrito, o desenvolvimento intelectual de um jovem melhor contado, a dúvida e a narrativa aberta à interpretação de cada um. Isto apenas no Evangelho segundo Jesus Cristo. Dos outros livros recordo a mestria do inverosímil verdadeiro, do jogo que nos propõe e em que é fácil, muito fácil acreditar, como se o mundo pudesse ser realmente assim. Inês, posso recomendar-lhe o Ensaio sobre a cegueira? É perfeitamente apolítico. É sobre a natureza humana, aquela que é relatada por Primo Levi em Se isto é um homem.

De Bill a 11.07.2010 às 13:45

Primário.

Comentar post



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog