Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Crónicas de outras semanas no i (II)

por Inês Teotónio Pereira, em 27.09.10

Uns são mais iguais que outros

 

No início de cada ano lectivo faço sempre a mesma pergunta: "E os filhos (ou netos) dos ministros da Educação, do primeiro-ministro e dos secretários de Estado da Educação, estudam onde?
Gostava de saber. Será que os digníssimos responsáveis pela educação dos nossos filhos deixam os seus meninos ser ensinados pelos professores que eles contratam, segundo as normas que eles redigem e nas condições que eles determinam? E será que vão às reuniões de pais refilar porque os tectos da escola estão a cair, os horários das actividades extra- curriculares são estranhos, a segurança é pouca e o kit de educação sexual é inacreditável? Não imagino: "Desculpe lá, ó senhora professora, mas o que é que o agrupamento disse destes roubos que tem havido na escola e do desaparecimento dos livros do meu filho (ou neto)? A direcção regional já respondeu? Se calhar o melhor é escrever ao ministro, não?! Isto é inadmissível!"
Ou será que os titulares das pastas de Educação do nosso país escolhem o ensino privado para os seus filhos? Poderão eles achar que o ensino privado é melhor que o público, que as escolas privadas dão mais garantias que as públicas? E porquê? Será que não acreditam que o sistema que administram, sustentam e defendem serve para os seus filhos e, no entanto, impõem-no a todos os outros, a todos aqueles que não podem optar pelo ensino privado por não terem dinheiro nem poderem escolher a escola pública onde inscrever os filhos porque a lei não o permite? Gostava mesmo de saber.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:01



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog