Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Notícias de austeridade

por Inês Teotónio Pereira, em 04.10.10

No i deste fim-de-semana

 

Esta semana aproveitei a boleia do primeiro-ministro e resolvi aterrorizar os meus filhos. Contei-lhes tudo: disse- -lhes que estamos em crise, que muitas pessoas vão ficar sem emprego e por isso sem dinheiro, que os preços das coisas vão aumentar - brinquedos, gomas, etc. - e que eles vão ter menos coisas. "Dinheiro, meus meninos, haverá cada vez menos e vai valer cada vez menos." E acrescentei com solenidade: "Por isso poupem e não pedinchem."
Fiz isto porque achei que eles deviam saber a real situação económica do país por mim, pela própria mãe. Afinal, apesar de ainda não me pagarem impostos e de serem os principais responsáveis pelo agravamento do meu défice, são eles os meus "futuros". Merecem uma explicação.
Como era de esperar, os meus filhos ficaram aterrorizados: "Mas temos de ir trabalhar?", "Não vamos ter presentes de Natal?", "Vamos ficar sem casa e sem comida?", "Sem televisão?", "Quando?" Um deles arriscou mesmo uma análise: "Isso tudo é por causa da crise, não é? Mas a Espanha já saiu da crise porque ganhou o Mundial." Outro, uma solução: "Não se preocupem, eu posso ser treinador da selecção e ganho dinheiro para nós todos."
Apelei, enfim, à serenidade: "Calma, se estudarem muito, se pouparem os vossos brinquedos e não notarem a diferença entre margarina e manteiga, frango e vitela e leite com ou sem cereais, sobreviveremos. Ninguém precisa de ir trabalhar para a selecção." Eles, claro, perceberam. É que eu não tenho centenas de carros, por isso foi fácil passar a mensagem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:04



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog