Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Políticos

por Inês Teotónio Pereira, em 28.02.11

(crónica de 19 de Fevereiro, i)

 

Todas as crianças acreditam nos políticos. Qualquer político que fale com convicção, que apareça na televisão, entra logo no coração das crianças. É imediato. Como as crianças não duvidam de nada, se elas até caem que nem patinhos em qualquer história da carochinha, todas as mensagens políticas soam bem aos seus ouvidos inocentes. É por isso, por exemplo, que as escolas são um lugar seguro para qualquer político; numa EB todos os políticos são bem recebidos, acolhidos e exaltados. Até podem ir vários no mesmo dia que há sempre uma turma ou outra para os receber aos gritos.
Um político tem vários atributos inerentes à função que o tornam respeitável no mundo infantil: é adulto, aparece na televisão, é quase sempre simpático e fala com certeza absoluta. Não há nada que enganar. Um actor, apesar de também aparecer na televisão, representa vários papéis: um dia chama-se Zé outro António, e muda de vida a uma média de duas vezes por ano lectivo. E isto não dá segurança a ninguém. Um político, pelo contrário, tem apenas uma cara, uma palavra.
Os políticos têm outra vantagem: aparecem em cartazes. Ora as crianças partem do princípio de que qualquer coisa que esteja num cartaz é um produto credível, vendável. Seja um computador, seja uma viagem aos Açores ou o Louçã. Se pudessem, compravam tudo.
Ainda bem que os eleitores não escolhem os políticos assim. Ainda bem que os pais só ligam ao conteúdo das mensagens, à natureza das propostas, porque se eles fossem como os filhos Portugal estaria hoje à beira da falência. Mas não.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:34



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog