Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ler

por Inês Teotónio Pereira, em 01.09.09

Há uma preocupação generalizada porque as crianças não lêem. Dizem, porque eu até acho que lêem.

Na minha opinião quem não lê são os adultos. É certo que são os adultos quem compram os livros do Saramago, do Lobo Antunes ou do Garcia Marques no Continente mais perto de casa. Mas quando chegam a casa só lêem a Caras ou o Record ou o Equador.  

Não tem mal nenhum. Nenhum, mesmo. Cada um faz o quer e lê o que bem lhe apetece e ninguém tem nada com isso. Até porque os leitores sempre foram uma minoria muito barulhenta. Não é de hoje. 

Por isso é que me custa entender esta histeria com as crianças. Pelo que eu tenho visto, não é com planos nacionais de leitura elas passam a ler: as crianças só lêem quando não têm mais nada para fazer. Nadinha mesmo. Depois, há umas que se habituam (e isso nota-se quando elas começam a levar os livros para a casa de banho) e há as outras que saem aos pais.  E depois?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:08


8 comentários

De Inês Teotónio Pereira a 02.09.2009 às 12:00

Ou não sabem escrever aos 5 anos :-)

Comentar post



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe





Pesquisar

  Pesquisar no Blog