Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Escola

por Inês Teotónio Pereira, em 08.09.09

Devia haver um grupo ou um curso para os pais que inscrevem os filhos na  escola pela primeira vez - assim como existem os grupos de preparação pré-parto.

 E porquê? Porque os pais precisam mesmo. Eles não sabem o que os espera e não estão preparados para enfrentar esta dolorosa experiência, que não tem nada a ver com aprender a respirar ou a mudar fraldas: é muito pior, é traumatizante, violento.

A angústia que os pais sentem quando largam o filho na escola-selva é... grande. O sentimento de culpa é enorme, avassalador. "Deixe estar, ele habitua-se", asseguram as senhoras que o levam, "Só lhe faz bem". 

Ui.

E se alguém lhe bate? Não lhes disse que ele não sabe comer bem sozinho e que não gosta muito de ervilhas... Também não gosta de futebol. Não conhece ninguém e ele costuma estranhar tanto... E se lhe der vontade de ir à casa de banho, quem é que lhe limpa o rabo? E os mais velhos, será que que vão gozar com ele?  E se ele chora?

Socorro! Quero a minha mãe.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:54



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog