Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Rankings II

por Inês Teotónio Pereira, em 19.10.09

Todos os anos se repete a história. Com o mês de Outubro, chega também o ranking das escolas do Ministério da Educação. E, inevitavelmente, a Escola Básica e Secundária do Cerco aparece nos últimos lugares da lista. Este ano não podia ter corrido pior: ficou com o carimbo de pior escola pública do Porto, entre as que fizeram mais de 100 exames nacionais.
Passados os portões deste estabelecimento de ensino - que tem morada num dos mais problemáticos bairros portuenses -, o último lugar do pódio é recebido com um misto de revolta e desprezo. Acredita-se que se o ranking avaliasse a oferta promovida tendo em conta o contexto específico de cada escola, a história seria outra e facilmente esta instituição ocuparia um dos lugares cimeiros da avaliação.
Manuel Oliveira, director do Agrupamento de Escolas do Cerco, explica os motivos que levam a direcção a desvalorizar o ranking: "É preciso que se perceba que cerca de 80% da nossa população escolar é subsidiada, o que traduz as dificuldades económicas da comunidade que vive nesta freguesia."
Manuel Oliveira lembra ainda que grande parte das famílias dos alunos desvaloriza o papel e a importância da escola, sendo que o estabelecimento de ensino se insere num contexto económico e social extremamente desfavorecido. "Reunidos estes factores, falar de rankings é falar de uma miragem. Medir tudo pela mesma bitola é uma injustiça."

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:40



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog