Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os especialistas em filhos

por Inês Teotónio Pereira, em 13.05.09

Tenho uma teoria sobre os livros especializados em educação infantil ou juvenil: são instrumentos de tortura que servem para destruir a auto-estima dos pais e os deixarem complexados ao ponto de poderem ser manipulados por quem quer que seja, incluindo os filhos.

Qualquer pai é um mau pai segundo os livros que pretendem ajudar os pais a serem bons. As regras que eles ditam são impossíveis de cumprir. Se damos muita atenção, estamos a mimar as crianças e não as ajudamos a desenvolver a “autonomia”; se damos pouca atenção para eles desenvolverem "a autonomia” e “a responsabilidade”, somos negligentes e egoístas.

Como nenhum pai dá nada na dose certa, somos todos incompetentes segundo a bitola estabelecida por esta pedagógica literatura. O modelo a seguir deve ser o dos pais do Ruca, que nunca levantam a voz para repreender a criancinha que não há maneira de mudar de voz.

Gostava de conhecer os filhos dos especialistas em filhos: será que são todos como o Ruca?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:08


7 comentários

De antonia grilo a 14.05.2009 às 10:36

Inês, adoro ver coisas escritas sobre assuntos que são agora tão actuais para mim e que tenho vindo ultimamente a pensar mais.
Não sou de todo o modelo dos livros... grito imenso, mas adoro ouvir das mães das amigas delas, quando lá vão passar um dia, que elas são "muito bem educadas".
De ser da psicologia do grito!

Comentar post



A Um Metro do Chão o mundo está cheio de pernas e tem de se olhar para cima para ver o céu - o que faz toda a diferença. O preto é mesmo preto e o branco é branco. As coisas são todas assustadoramente concretas e ninguém aceita argumentos, só respostas. Não é um mundo melhor, pior ou mais verdadeiro; é apenas diferente, apesar de ser o mesmo. Este blogue é sobre isso. E sobre uma coisinha ou outra que pode não ter nada a ver.

Autora

Inês Teotónio Pereira
iteotoniopereira@gmail.com
ver perfil

Livros da mãe






Seguir no Facebook


Pesquisar

  Pesquisar no Blog